Ministro das Cidades afirma que PAC Seleções terá aumento nos valores em decorrência das chuvas

Vitor Zuccolo

Ministro das Cidades afirma que PAC Seleções terá aumento nos valores em decorrência das chuvas

Foto: Gabriel Haesbaert

Em coletiva com rádios de todo o Brasil, entre elas a CDN (93.5), do Grupo Diário, na manhã da última quinta-feira (9), o ministro das cidades, Jader Filho, falou sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que contemplará a melhoria na qualidade de vida nas cidades e no campo.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Inicialmente, Santa Maria foi contemplada com 33 milhões para a contenção de encostas. Mas, de acordo com o ministro, os valores terão aumento, visto que devido às últimas chuvas que afetaram a cidade há necessidade de reconstrução de diversas localidades, como parte do Morro do Cechella.  


– De nossa parte, não irá faltar esforço e dedicação, não vai faltar recurso para que a gente possa reconstruir o Rio Grande do Sul. As necessidades mudaram em relação a novembro, quando foram feitas as solicitações para o PAC. Hoje, há necessidade de conversarmos com os prefeitos para entender quais as novas necessidades. Então, os valores terão que ser atualizados – afirmou o ministro


Filho comentou, ainda, que serão contratados técnicos para colaborar na construção de projetos para as encostas. Ele anunciou também uma reunião com a Federação dos Municípios (Famurs) para a próxima segunda-feira (13).


Vamos discutir com os prefeitos e os secretários para que a gente defina quais serão as novas obras e qual a nova realidade que será enfrentada.– salientou sobre os novos valores que serão discutidos.


Cenário de um deslizamento com duas mortes nos últimos dias, o Morro do Cechella é um dos locais que receberão recursos.


Estas encostas já estavam selecionadas para o PAC, agora nós vamos só aguardar que a prefeitura nos passe a documentação para que a gente faça a parte restante, de convênio. E ai a prefeitura volta e faz a parte da licitação. – explicou sobre o processo que envolve a destinação dos valores.


Atenções voltadas ao RS e imagens marcantes

Durante a coletiva de mais de uma hora, as perguntas foram voltadas ao Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o ministro falou sobre o cenário nas regiões atingidas pela tragédia climática. Jader Filho veio a Santa Maria, no dia 2 de maio, e em Porto Alegre, em 5 de maio.


Eu vi uma imagem que me deixou profundamente emocionado, que foi de uma tentativa de resgate de duas pessoas que estavam em cima de uma casa. Os militares conseguiram resgatar a primeira pessoa, mas quando foram pegar a segunda, veio a água muito forte e levou esta pessoa. Essa imagem me chocou – relembrou ele sobre o resgate em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.


PAC seleções

O programa foi lançado em setembro de 2023, quando foram anunciados investimentos de cerca de R$ 65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos, com participação dos Estados e municípios de todo o Brasil. Dos recursos, em torno de R$ 1,4 bilhão será destinado ao Rio Grande do Sul,mas esses valores podem sofrer alterações, após análise dos municípios afetados pelas chuvas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 126 o número de mortes pelas enchentes do Estado; 141 seguem desaparecidos Anterior

Sobe para 126 o número de mortes pelas enchentes do Estado; 141 seguem desaparecidos

Anônimos e famosos se unem em solidariedade ao RS Próximo

Anônimos e famosos se unem em solidariedade ao RS

Geral